Descrição do Bolg

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Já fez sua lista de metas para 2012? Como conseguir atingir suas metas de ano novo; falta de planejamento é um dos vilões


O último mês do ano é o tempo perfeito para definir as metas para o ano que vai chegar. Algumas pessoas jádefiniram seus2012. Desejar conquistar seus objetivos, porém não é suficiente para que eles se tornem realidade e algumas barreiras no meio do caminho deverão ser superadas para chegar lá.
Pesquisas realizadas por especialistas no assunto, afirmam que apenas 30% das pessoas que fazem aquela tradicional listinha de metas conseguem atingir seus objetivos. Isso quer dizer que a maioria dos profissionais se perde no meio do caminho e simplesmente não realiza suas metas.
Mas por que será que isso acontece e, para piorar, com tanta frequência?
Os principais motivos que atrapalham a maioria dos profissionais a realizar os desejos propostos são falta de planejamento, incerteza sobre seus objetivos e metas não factíveis.
Para auxiliar aqueles que desejam fazer da sua lista de metas para 2012 algo real e, de fato, conquistar cada ponto estipulado, a equipe InfoMoney em parceria com a coach Waleska Farias também elaborou uma listinha, mas uma que revela quais são os principais problemas para se alcançar os objetivos, veja:

1-) Dificuldade de planejar – Waleska explica que é algo cultural do brasileiro não ser um expert em planejamento. “O brasileiro trabalha apagando incêndio” pontua. Essa falta de hábito em fazer planejamento, seja no curto, seja no médio prazo, pode ser determinante, atrapalhando muito alcançar as metas.

2-) Legitimidade dos próprios objetivos - nem todas as pessoas definem sonhos pessoais, e muitas querem conquistar essa ou aquela meta para agradar à família ou porque estão sendo influenciadas por alguém. Waleska explica que essa é uma grande barreira. “Se você não se sente dono do objetivo, ele não vai se sustentar”.

3-) Sonhos sem viabilidade - para atingir um objetivo, é essencial que ele seja viável. De nada vai adiantar um estagiário definir como meta de curto prazo ser diretor da empresa em que trabalha. Este pode ser um exemplo incomum, mas é algo corriqueiro, (alerta Waleska) as pessoas definirem objetivos que vão além da sua capacidade”.
Não está errado ter sonhos grandiosos, o problema é que, na prática, se você define uma meta inviável, dificilmente vai conseguir conquistá-la e, consequentemente, vai se sentir frustrado e achando que não é capaz. “Isso pode fazer toda a diferença, se você coloca metas muito arrojadas você desanima, porque dificilmente as conquistará”, explica Waleska.


4-) Falta de automotivação - “se você não é um profissional automotivado, no primeiro tropeço você cai e fica”, analisa Waleska. As metas demandam tempo, dedicação e habilidade para superar os fracassos. Isso quer dizer que nada será alcançado do dia para a noite e, se você não consegue se automotivar constantemente, o objetivo vai ficando cada vez mais distante.
O principal erro ao enfrentar um fracasso é culpar os outros. “Culpar a empresa, o chefe, o trânsito, a família, os filhos não vai ajudar em nada”, explica a coach. O profissional tem de ser, acima de tudo, determinado, ou seja, caso encontre um problema, assuma a responsabilidade, enfrente e siga adiante. Para isso, é preciso automotivação.

5-) Falta de autocrença - diz o famoso dito popular: “você é aquilo que acredita ser”. É isso mesmo, se o profissional não acredita em si mesmo, dificilmente as pessoas vão acreditar nele. Acreditar no seu potencial, na sua inteligência, na sua capacidade vai ajudar a atingir suas metas. Waleska ainda explica que o ambiente em que se vive pode influenciar muito nesse aspecto, ou seja, mantenha perto as pessoas que o estimulam e deixe de lado aquelas que o influenciam negativamente.
Então pessoal, com essas dicas, vamos ficar ligados e não deixarmos de planejar com coerência cada objetivo, por menor  que ele seja.
Abraços!

9 comentários:

  1. A lista é muito simples: basta a cada ano aumentar mais e mais a confiança no nosso gigantesco poder interior de fazer as coisas acontecerem, pois o resto vem naturalmente por acréscimo.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo João...obrigada mais uma vez por sua visita e, seja sempre bem vindo.
    Boas festas!

    ResponderExcluir
  3. opa!
    muito obrigada, o mesmo desejo pra vc.
    Volte sempre é um prazer receber sua visita.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Uauu eu adorei, adoro este tipo de matéria e sempre auxilia e eu acredito que é bem verdade a respeito dos planejamentos x brasileiro, que é algo que dificilmente acontece, as metas tbm, eu sempre elaboro metas e consigo alcançar a maioria delas, senão poderia me perder!

    Se puder me retribuir me seguindo, sou seu seguidor tbm!


    http://hommesfrost.blogspot.com/

    Beijaoo

    ResponderExcluir
  5. Ítalo, muito obrigada querido. Com certeza estou te seguindo...e volte sempre aqui...abraços!

    ResponderExcluir
  6. Eu já tenho uma meta, quero comprar uma guitarra, toco mas não tenho *-*

    Obrigada por seguir http://textos-e-trechos.blogspot.com/
    Estou seguindo

    s2

    ResponderExcluir
  7. ok...muito obrigada tbm...volte outras vezes.

    ResponderExcluir
  8. Ah, vou vivendo, to nem ai para metas, o que for para acontecer, simplesmente acontecerá.
    Mas ficou bom seu texto.

    Convido voce a visitar meu blog:


    http://reinaldodeltrejo.blogspot.com/

    Abraço

    De Reinaldo Del Trejo

    ResponderExcluir